MEMÓRIA_NÚCLEO CHAPECÓ


Memória do Núcleo de Chapecó da Associação Brasileira de Psicologia Social - Abrapso

O Núcleo Chapecó da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso) foi criado em novembro de 2007, sendo constituído por estudantes e docentes do Curso de Psicologia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e psicólogos da cidade e região. Compuseram inicialmente o Núcleo: Irme Salete Bonamigo (coordenadora), Karin Bruxel (secretária) e Thais Delazeri (tesoureira). A concretização do Núcleo Chapecó já era um projeto de alguns anos de professores e estudantes e foi incentivado pelo compromisso assumido, durante o XI Encontro ocorrido em outubro de 2006, em Passo Fundo (RS), da Unochapecó sediar o XII Encontro Regional Sul da Abrapso, articulado por Celso Francisco Tondin.


Lançamento do Núcleo e XII Encontro Regional Sul




No dia 11 de abril de 2008 foi realizado o evento de lançamento do núcleo e do XII Encontro, com a participação de Ana Maria Jacó-Vilela (UERJ), que discutiu o tema "Psicologia Social: da identidade brasileira ao compromisso social".



    Conferência Ana Jacó-Vilela 
























Esses primeiros passos foram importantes para o fortalecimento do Núcleo e para a realização do XII Encontro Regional Sul da Abrapso, que aconteceu no período de 13 a 15 de novembro de 2008, com o tema: “As práticas da Psicologia Social com(o) movimentos de resistência e criação”. A organização envolveu, além do Núcleo Chapecó, as Regionais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e contou com o apoio da Unochapecó. Este tema foi definido coletivamente, inspirado na experiência viva de Chapecó e região Oeste de Santa Catarina, no que diz respeito à constituição de Movimentos Sociais, e conduzido pelo desejo de instigar a discussão, a desnaturalização, o relato e a constituição de práticas da Psicologia Social como estratégias de resistência e criação ou associadas a movimentos de resistência e criação. Na programação, além de estudantes, profissionais da psicologia e áreas afins, pesquisadores, professores, militantes da Psicologia Social, foi priorizado espaço para participantes dos Movimentos Sociais e membros de diferentes comunidades, que marcaram as suas presenças tanto nas atividades culturais, quanto nos simpósios e mesas redondas. Buscou-se o cruzamento de diversos saberes, o enredamento de diferentes fazeres e a integração de forças para inventar linhas de fuga na composição do presente. O encontro teve 332 trabalhos inscritos e mais de 550 participantes.

                                  Lançamento livro do XII Encontro Regional Sul














O Núcleo organizou também um Encontro sobre Esquizoanálise e Esquizodrama, ministrado por Jorge Bichuetti (Instituto Felix Guattari/ Fundação Gregório Baremblit), nos dias 02 e 03 de outubro de 2009.
A segunda gestão do Núcleo (2010-2011) foi conduzida por Karin Bruxel (coordenadora), Daniela Schott (secretária) e Thais Delazeri (tesoureira). A gestão atual é constituída por Andréa Silveira (coordenadora), Scheila Girelli (secretária) e Daniela Fernanda Schott (tesoureira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário